Valorização Orgânica

A Central de Valorização Orgânica no Seixal, é uma instalação dotada com soluções técnicas e modernas que contribuem para o tratamento e valorização dos resíduos urbanos biodegradáveis.

 

O processo de tratamento é efetuado através de uma digestão anaeróbia (ausência de oxigénio) e da compostagem, cujo resultado final é o composto, que servirá de fertilizante agrícola.

 

O processo de compostagem permite gerar dois produtos, atualmente comercializados pela Amarsul:

  • Amarverde - Adubo líquido com azoto na forma amoniacal, contendo também enxofre. Esta solução pode ser usada para a generalidade dos solos e culturas, contudo é particularmente indicado para solos com ph na gama do neutro e alcalino e para culturas exigentes em enxofre tais como, todo o tipo de couves, cebola, alho e o milho-grão. É também indicado para cultura que vegetam em solos ácidos
  • Amarterra – Corretivo agrícola, rico em matéria orgânica humificada. A aplicação do composto Amarterra permite repor o equilíbrio dinâmico dos solos, fomentando a diversidade biótica, reforçando o arejamento e a capacidade de retenção de água.