A Amarsul recebeu no dia 4 de dezembro, em Bilbau, um prémio atribuído pela Agência Europeia para a Segurança no Trabalho, um reconhecimento do compromisso da empresa pela melhoria contínua das condições de segurança e saúde no trabalho.
Para Sérgio Bastos, Administrador Executivo, esta distinção “reflete o esforço diário de todos os colaboradores para garantir ambientes de trabalho mais seguros”, e reforçou que criar condições dignas é uma prioridade da gestão.
Com uma operação que envolve o tratamento anual de cerca de 400 mil toneladas de resíduos, funcionamento em vários turnos e dezenas de equipamentos em atividade permanente, a segurança assume um papel central. Apesar dos avanços alcançados, a Amarsul mantém como objetivo estratégico, a redução contínua da sinistralidade, apostando na digitalização para simplificar processos, melhorar o reporte e acelerar a correção de situações de risco.
João Alexandre, Head of Sustainability & SHEQ Manager, sublinha a importância do envolvimento dos cerca de 440 trabalhadores: “Ouvir as equipas e incorporar as suas sugestões tem sido decisivo para muitas das melhorias implementadas”. O responsável destaca ainda que a principal motivação para reforçar a segurança é garantir que “todos regressam a casa tão bem quanto chegaram”.
Integrada no grupo EGF e Mota-Engil, a Amarsul continuará a partilhar boas práticas e a promover uma cultura de segurança orientada para o objetivo de zero acidentes.