A Amarsul está dedicada à sustentabilidade ambiental, procurando constantemente melhorar as suas operações e tecnologias, para garantir uma gestão eficaz e ecológica dos resíduos urbanos.
Programa kLean – Melhoria Contínua
Amarsul
quinta-feira, 6 de fevereiro de 2025

O Programa kLean – Melhoria Contínua foi desenvolvido para envolver os trabalhadores de todas as áreas da organização num esforço colaborativo. O objetivo principal é identificar problemas, investigar as suas causas e implementar soluções eficazes e medidas corretivas.

Este programa promove:

  • Melhor comunicação entre equipas;
  • Partilha de conhecimento e experiências;
  • Acompanhamento diário do desempenho;
  • Organização de tarefas e definição de objetivos;
  • Discussão de oportunidades de melhoria contínua.

Implementado pela Amarsul no final de 2023, o kLean está ativo nas seguintes áreas:

  • Tratamento Mecânico do Ecoparque de Palmela;
  • Central de Triagem Automática do Ecoparque do Seixal;
  • Central de Valorização Orgânica (desde o início de 2024).

Com este programa, procuramos, não apenas otimizar processos, mas também criar um ambiente mais integrado, eficiente e sustentável para todos!

 

Sobre a Amarsul
A Amarsul é responsável pelo tratamento e valorização dos resíduos urbanos dos 9 municípios da Península de Setúbal: Alcochete, Almada, Barreiro, Moita, Montijo, Palmela, Seixal, Sesimbra e Setúbal.
Em 2023, a Amarsul tratou 465 mil toneladas de resíduos tendo valorizado 47 mil toneladas de recicláveis, em 10 instalações. A empresa conta com a colaboração de cerca de 410 trabalhadores, que servem diariamente os 818 mil habitantes da península.
A Amarsul procede também à valorização energética dos resíduos, a partir da extração do biogás, produzindo anualmente cerca de 20 GWh de energia elétrica, a qual é injetada na Rede Elétrica Nacional.
Produziu ainda, 10 mil toneladas de corretivos orgânicos que foram aplicados em culturas arbóreas e arbustivas, nomeadamente pomares, olivais, vinhas e espécies silvícolas. Estes corretivos de solos são obtidos através da valorização orgânica dos biorresíduos recebidos, quer os provenientes da recolha indiferenciada quer da recolha seletiva, em condições rigorosamente controladas.


Mais informação em https://www.amarsul.pt

Galeria
×